Thu Sep 19 07:00:00 UTC 2024

Capacidade presencial total!

O setor do papel, pasta e cartão, embora não seja tão intensivo em emissões de gases de efeito estufa como outros setores industriais, caracteriza-se por uma alta demanda de energia sob a forma de calor, tendo representado em 2022 cerca de 2% das emissões correspondentes à indústria a nível global, e, por conseguinte, é claramente suscetível de descarbonização.

A eficiência energética e as energias de baixo carbono desempenham um papel essencial nesse caminho. A investigação, o desenvolvimento e a inovação são alavancas imprescindíveis para acelerar o avanço das tecnologias necessárias à descarbonização do setor de papel.

A Cátedra de Transição Energética da Fundação Repsol na Universidade Pontifícia de Comillas ICAI organiza este webinar no qual serão exploradas algumas soluções tecnológicas para este grande desafio que a indústria do papel enfrenta.

Co-organizadores

Oradores:

José Ignacio Linares Hurtado

Diretor da Cátedra de Transição Energética Fundación Repsol na Universidad Pontificia Comillas

Lígia Aires

Gestora Sénior da Fundação Repsol Portugal

José Sarilho

Responsável pelos projetos de descarbonização, The Navigator Company

Fernando de Rafael Hidalgo

Responsável da Área de Serviços Energéticos de INERCO

Eva Arenas

Diretora da Cátedra Rafael Mariño de Novas Tecnologias Energéticas